sábado, 20 de abril de 2013

Semana da Leitura 2013


A 7ª edição da Semana da Leitura foi comemorada pelo Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, com uma animada programação que decorreu de 8 a 12 de abril.

Centrada nas Bibliotecas Escolares, a grande festa em torno do livro e da leitura, envolveu todos os níveis de ensino e todos os departamentos do agrupamento. Nesta iniciativa, além do contributo de professores e alunos do agrupamento que conceberam e dinamizaram diversas sessões, participaram individualidades provenientes de outras instituições como a Câmara Municipal de Lamego, o Instituto Politécnico de Viseu e o Agrupamento de Escolas da Sé. Foi de realçar a participação dos alunos do Curso Profissional de Técnicos de Biblioteca, Arquivo e Documentação que, durante toda semana, contribuíram com ações de animação na biblioteca.

As atividades foram diversificadas e demonstrativas da importância e da transversalidade da leitura, em diferentes suportes, de acordo com os interesses, necessidades e gostos dos alunos mas, também, promotoras do desenvolvimento de competências de literacia da informação. Nesse sentido, e tendo como mote a temática do Mar proposta pelo Plano Nacional de Leitura, desenvolveram-se ações de formação de utilizadores de bibliotecas e de pesquisa na informação na Web, oficinas de escrita criativa e de produção de trabalhos plásticos, visionaram-se filmes e documentários, realizaram-se leituras expressivas, concursos, debates, palestras e exposições.

A Semana da Leitura finalizou com a assinatura do Protocolo da Rede de Bibliotecas de Lamego, iniciativa que contou com a presença do Alto Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.