terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

Neste mês Internacional das Bibliotecas, apresentamos:

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

I Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego




24 e 25 de outubro, no Teatro Ribeiro Conceição

A Rede de Bibliotecas de Lamego, constituída por todas as bibliotecas existentes no concelho, pretende com estas I Jornadas divulgar o trabalho colaborativo que tem vindo a ser realizado e promover um espaço de reflexão e partilha no âmbito dos desafios que se colocam às bibliotecas face às diversas literacias.
 
Com um programa diversificado, que garante a qualidade e o interesse, destinam-se ao público em geral, conferindo aos docentes participantes 12 horas de formação (0,5 créditos) na modalidade de Curso de Formação, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e certificadas nos termos da legislação em vigor pelo CEFOP-LART.
 
 





 

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2014







Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares.

As Bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego irão iniciar as comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar com as Visitas Guiadas aos novos alunos nas escolas do Agrupamento.

terça-feira, 27 de maio de 2014

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS - 22 DE MAIO

No passado dia 22 de maio, alguns alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos animaram o Dia do Autor Português com a declamação de excertos de textos / poemas de autores portugueses - José Saramago, Fernando Pessoa, Camões, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, entre outros. Tornaram um dos intervalos dos professores mais agradável e surpreenderam algumas turmas no final ou no início das aulas, criando boa disposição, tranquilidade e doçura para continuar o dia.
Obrigada aos alunos que participaram nesta atividade e a todos os que nos receberam.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

SEMANA DA SAÚDE

     Durante esta semana, de 28 de abril a 2 de maio, está a ser celebrada a Semana da Saúde e a Biblioteca transformou-se num "laboratório vivo", dinamizado por alunos de Biologia e Geologia dos 10.º e 11.º anos e visitado por alunos do 3.º ano do Centro Escolar de Lamego. A dedicação por parte dos alunos do Ensino Secundário e o entusiasmo presente nos alunos do 1.º Ciclo têm sido sido bastante notórios, tal como podemos observar...
 


segunda-feira, 17 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA 2014
 

    

     Comemora-se de 17 a 21 de março a 8.ª edição da Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, com um vastíssimo programa de atividades, sob o tema Língua Portuguesa.
     Durante a semana as bibliotecas transformar-se-ão em espaços de verdadeira festa, redescobrindo a biblioteca, lendo por prazer, lendo para aprender, com atividades dedicadas à leitura e aos livros, envolvendo todos os ciclos do Agrupamento, contando também com a participação dos pais, num serão que pretende homenagear os Pais, numa viagem maravilhosa de poesia, alusiva ao Dia do Pai.
     Nesta festa dos livros e da leitura, irá falar-se de livros e leitura, irão dramatizar-se pequenos textos, musicar-se poemas, animar-se a leitura, receber-se-ão escritores nacionais e locais, pais e encarregados de educação e elementos da comunidade, … numa viagem fantástica pelo reino dos livros e das histórias, que pretendem encantar pequenos e graúdos.
     Realizar-se-á, também, a entrega dos prémios do Concurso de Leitura “Cartas de Amor/Amizade” e aos alunos selecionados para o Concurso Nacional “Faça Lá um Poema”.
    As atividades da Semana da Leitura têm como ambição celebrar a Língua Portuguesa envolvendo toda a comunidade educativa, num convite a toda a comunidade educativa e local, apelando-se à sua criatividade, entusiasmo e, sobretudo, ao trabalho colaborativo.

 
 

quinta-feira, 13 de março de 2014

VENCEDORES DO CONCURSO
CARTAS DE AMOR/AMIZADE
 
     As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego lançaram mais um desafio aos alunos do Agrupamento, no âmbito das comemorações do dia de S. Valentim, para participarem no concurso Cartas de Amor/Amizade: “A magia do Amor”, que este ano contou com uma participação que ultrapassou as expetativas.
     Participaram no Concurso 223 alunos: 72 do 1.º ciclo, 9 do 2.º ciclo, 30 do 3.º ciclo e 2 do ensino secundário.
     A equipa das bibliotecas dá os parabéns a todos os participantes!
 
     De acordo com o Regulamento do Concurso, foram selecionadas as cartas vencedoras, uma por ciclo, dos alunos:
     1.º ciclo: Ana Lúcia Saavedra Correia (3ºC – CEL);
     2.º Ciclo: Beatriz Alexandra Pinto de Jesus (5ºC – EB 2,3);
     3.º Ciclo: Maria Elisa Pereira Carvalho (7ºB – EB 2,3);
     Ensino Secundário: Lisandra Carina Maravilha (11ºC – ESLC).
 
     Os prémios serão entregues aos vencedores, no dia 17 de março, pelas 11h, na cerimónia de abertura da Semana da Leitura, no auditório do Centro Escolar de Lamego.

Lista de participantes