quinta-feira, 25 de junho de 2026

Lares de Esperança: Crianças Cáritas na Diocese de Lamego

 

Lares de Esperança: Crianças Cáritas na Diocese de Lamego

 

    Alunos do 9º ano viajaram pela história local com "Lares de Esperança"

    No passado dia 30 de abril, no âmbito das celebrações da Semana da Leitura, os alunos do 9.º ano participaram numa sessão especial de apresentação do livro "Lares de Esperança: Crianças Cáritas na Diocese de Lamego". A atividade contou com a presença das autoras e professoras Isabel Mirandela, Isilda Afonso e Fátima Gouveia, que partilharam com os jovens o processo de investigação e as histórias reais que compõem a obra.

    A iniciativa foi desenvolvida em estreita articulação com o currículo de História, permitindo aos alunos uma abordagem prática a temas como o pós-Segunda Guerra Mundial e a solidariedade internacional. O livro retrata o acolhimento de crianças refugiadas e carenciadas na região de Lamego entre 1947 e 1950, oferecendo um "testemunho vivo" sobre como a Cáritas e as famílias locais se uniram para aliviar o sofrimento de quem viveu os horrores da guerra.

    Durante a sessão, as professoras destacaram não apenas os factos históricos, mas também os valores de empatia, humanismo e esperança que a obra procura transmitir. Para os alunos, foi uma oportunidade única de compreender como a história global se reflete na memória coletiva da sua própria comunidade.

    Esta atividade reforçou a importância da leitura como uma ferramenta essencial para o conhecimento histórico e para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários.








 

O Cidadão para os Cidadãos, por Victor Carvalho

 

O Cidadão para os Cidadãos, por Victor Carvalho

 

    No dia 28 de abril, no âmbito das atividades da Semana da Leitura, a Escola Secundária Latino Coelho teve o privilégio de receber o escritor Vítor Carvalho para a apresentação do seu livro O Cidadão para os Cidadãos. A iniciativa foi dinamizada pela Biblioteca Escolar em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego.

    A atividade decorreu no auditório da escola e contou com a presença de alunos do 10º e 11º anos. A mesa foi ainda composta pelo bibliotecário municipal, Vítor Rebelo, e por Marta Rodrigues dos Reis, cabo-verdiana, licenciada em Filosofia Política, cujos contributos enriqueceram o debate e a reflexão em torno dos temas abordados.

    Vítor Carvalho nasceu em Benguela, Angola, em 1961, e vive em Portugal desde 1975, residindo atualmente em Braga. É cronista do jornal O Cidadão, sendo o livro apresentado uma compilação das suas crónicas, centradas sobretudo em questões de cidadania, participação cívica e intervenção social.

    Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com o autor, debater ideias e colocar questões, num diálogo aberto e participativo. O encontro revelou-se particularmente enriquecedor, promovendo a reflexão crítica e o pensamento autónomo.

    O exercício ativo e responsável da cidadania é uma área de grande relevância para a escola e integra o currículo educativo, tornando o debate sobre formas de participação cívica cada vez mais pertinente na sociedade atual. Cabe igualmente às Bibliotecas Escolares, enquanto espaços de encontro, conhecimento e mediação cultural, promover momentos de reflexão sobre a forma como comunicamos, aprendemos e intervimos socialmente.


 

Lobo Antunes por Lídia Valadares

 

Lobo Antunes por Lídia Valadares

 

No passado dia 30 de abril, no auditório da Escola

Conhecido pela sua energia contagiante, Pedro Leitão transformou as escolas, onde esteve, num verdadeiro palco de criatividade. O autor apresentou as divertidas peripécias da sua família de personagens mais famosa: o Zé Leitão, a Maria Cavalinho e o pequeno Filipe Cavalinho Leitão. Através destas figuras, os alunos foram transportados para um mundo fantástico onde a aventura e o humor caminham lado a lado.

Nestas sessões, houve um destaque especial para algumas das suas obras mais recentes, como "A Bela Surpresa em Tons de Bege “,  "O Herói da Capa Preta " e “Os Sólidos Flutuantes Amarelo-Torrado. Com o seu traço rápido e expressivo, Pedro Leitão não se limitou a contar histórias, deu-lhes também vida em tempo real, desenhando perante o olhar maravilhado das crianças, que viram as personagens saltar dos livros.

Os pequenos leitores efetuaram viagens extraordinárias, deixando a imaginação voar por cenários mágicos e coloridos. Entre gargalhadas e muita interação, o autor conseguiu transmitir mensagens importantes sobre a coragem, a entreajuda e o prazer de descobrir novos mundos através dos livros.

Mais do que uma simples leitura, esta visita foi uma experiência visual e emocional que reforçou nos alunos o entusiasmo pelo mundo da ilustração e da banda desenhada, provando que ler é, acima de tudo, uma aventura sem limites.

 





 

Histórias com amizade, de Lúcia Morgado

 

Histórias com amizade, de Lúcia Morgado

 No dia 29 de abril, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica nº1 de Lamego e os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo das Escolas Básica de Penude e Básica de Cambres receberam uma visita muito especial: a escritora Lúcia Morgado, que espalhou magia com o seu mais recente livro "Histórias com sabor a amizade", transformando as escolas num lugar de sonhos e sorrisos.

Num momento cheio de cor e alegria, Lúcia Morgado mostrou aos mais novos como a leitura nos ajuda a crescer e a sermos melhores companheiros. O ponto alto da festa foi quando todos uniram as vozes para cantar a canção "Somos Amigos", um hino à partilha e ao carinho que emocionou miúdos e graúdos. Os pequenos leitores participaram com muito entusiasmo, provando que os livros são a porta para um mundo de aventuras. Entre histórias e melodias, a autora partilhou afetos e ensinou que a amizade é o ingrediente mais importante de qualquer história. 

Este encontro reforçou o papel da biblioteca como um lugar mágico, onde a imaginação não tem limites e onde todos aprendemos a ler o mundo com o coração. 






Semana da Leitura 2026 – Almoçar com…Lobo Antunes

 A cantina da Escola Secundária de Latino Coelho transformou-se mais uma vez num espaço de literatura, com o tradicional Almoçar com…, que este ano homenageou um dos maiores vultos da literatura portuguesa, António Lobo Antunes.

Neste Almoçar com… as palavras de Lobo Antunes ganharam uma nova textura. Entre garfadas e diálogos, os comensais percorreram os corredores da memória, provando que a literatura não se lê apenas com os olhos, mas também com os sentidos. A comunidade educativa e convidados tiveram a oportunidade de degustar uma ementa criada a partir das referências textuais da obra do autor: sopa de legumes, bacalhau à lagareiro, crepes de legumes e de grelos, arroz doce e leite creme.

O evento reafirmou o papel da Escola como um polo dinâmico de promoção cultural. Mais do que uma refeição, este 'Almoçar com…' serviu para estreitar laços em torno do património literário nacional, transformando um ato quotidiano num gesto de homenagem e aprendizagem viva. A Semana da Leitura 2026 continua, assim, a cumprir o seu desígnio: trazer os livros para fora das estantes e integrá-los em vários momentos e em diferentes espaços, pois  existem livros que sabem tão bem como uma iguaria.

Para que a memória deste momento perdurasse para além do paladar, foram distribuídos marcadores de livros exclusivos, inspirados no universo de Lobo Antunes e que integram o Projeto de divulgação das Letras Portuguesas. Este pequeno gesto simbólico serviu como o convite perfeito para que os participantes levassem consigo não só o sabor de uma refeição especial, mas também um guia para as suas próximas leituras.

Ficou o balanço de um almoço onde o corpo e o espírito foram igualmente alimentados. Numa mesa posta com referências a Lobo Antunes, a Escola Secundária de Latino Coelho provou, mais uma vez, que ler é, de facto, um prazer que se saboreia em cada frase e em cada prato.

 



Li e Gostei! - SERÁ QUE A INTELIGÊNCIA CONSEGUE VENCER A FORÇA DE UM GIGANTE?

 Publicamos  "Será que a Inteligência Artificial consegue vencera força de um gigante?", Inspirado no clássico "Ulisses" de Maria Alberta Menéres.


Ler AQUI



Li e Gostei! - Rafaela, de Margarida Fonseca Santos

 Publicamos Rafaela, de Margarida Fonseca Santos


Ler AQUI