sábado, 12 de outubro de 2024

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

                                    Visitas Guiadas à Biblioteca 


No âmbito das celebrações do Mês Internacional das Bibliotecas que se celebra, anualmente, em outubro, cujo tema este ano é Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”, a bibliotecas promove uma visita guiada aos alunos do 8º ano, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, para se familiarizarem com o espaço, serviços e funcionamento da biblioteca da Escola.

terça-feira, 9 de julho de 2024

EXPOSIÇÃO "MEMORIAL DO CONVENTO"



Está disponível na Galeria Metaphora da Escola Secundária Latino Coelho, Lamego a exposição "Memorial do Convento", de José Saramago, integrada no projeto Escola a Ler.

Constituída por três núcleos temáticos, a exposição é dedicada a uma das mais relevantes obras do nobel da literatura portuguesa. É possível ler um conjunto de cinco pósteres de educação literária, que dão uma visão global da obra, realizados pelos alunos do 12.º E e 12.º F. De igual forma, pode ver-se um conjunto de passarolas, construídas por alunos que já concluíram o 12.º ano e um retrato de José Saramago, da autoria dos alunos de Artes Visuais, realizado em 2023/24.
Esta exposição surge na sequência da leitura de Memorial do Convento, prevista nas Aprendizagens Essenciais de Português, do 12.º ano, e do projeto “Escola a ler”. Foi no âmbito deste projeto que os alunos do 12.º E e do 12.º F realizaram uma visita de estudo a Óbidos e a Mafra.
No Palácio Nacional de Mafra, tiveram a oportunidade de assistir à representação de Memorial de Convento, pela companhia Éter – Produções Culturais, e realizar uma visita guiada ao palácio. Na última semana de aulas, semana digital para estas duas turmas, os alunos delinearam o conteúdo dos pósteres, que, posteriormente, foram formatados pelo professor de Português.

Para ver mais fotos clique aqui.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

EXPOSIÇÃO "DESCOBRIR CAMÕES"

 


O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego associa-se às comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões com a exposição “Descobrir Camões” patente na Galeria Metaphora da Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego, integrada no Projeto Escola a Ler.
Da análise dos trinta e oito painéis, que servem de fundo à exposição, percebe-se que Camões foi o Poeta das golas brancas, mas também passou pela prisão, teve uma vida boémia e muitas paixões. Imortalizou os amores de Pedro e Inês na maior obra da literatura portuguesa : Os Lusíadas , que viu publicada em vida e que o notabilizou.
Fruto de um conhecimento manifesto em áreas distintas, como a literatura, a história, a filosofia, a botânica…, e da experiência de dezassete anos de vida no Oriente, cantou os feitos e façanhas “do peito ilustre lusitano” aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia. Inspirados nos versos: “Sabei que estais na Índia, onde se entende/Diverso povo, rico e prosperado / De ouro luzenta e fina pedraria / Cheiro suave, ardente especiaria”, apresentam-se as especiarias do Velho Mundo a que Camões se refere no Canto VII de uma das maiores epopeias da Europa.
Já inspirados no canto X, com a referência ao naufrágio de Camões, recorda-se a lenda, destacando Dinamene, a amada chinesa do Poeta, através de figuras femininas em Origami criadas pelos alunos do Clube da Matemática.
Estão, ainda, expostos os mapas de educação literária concebidos pelos alunos na disciplina de Português, que nos dão uma visão global da obra que enobreceu a Língua Portuguesa nos quatro cantos do Mundo.
Agradece-se ao Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua a cedência da exposição e ao Museu de Botânica de Beja a oferta das Especiarias do Oriente a este Agrupamento.

Para continuar a ler clique aqui.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

À VOLTA DOS LIVROS COM A UNIVERSIDADE SÉNIOR


No âmbito do projeto “Transformar a educa
ção: das ideias à ação”, as alunas responsáveis pela ação “Voluntariado”, em parceria com as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, promoveram uma atividade de conversa e partilha à volta dos livros, em conjunto com a Universidade Sénior, na quarta-feira, dia 22 de maio.

Três alunas do 9.º A convidaram a presidente e algumas alunas da Universidade Sénior para virem partilhar os seus gostos de leitura e as suas experiências enquanto alunas, comemorando, ao mesmo tempo, o Dia do Autor Português. Miguel Torga e Ana Luísa Amaral, entre outros, estiveram no foco da conversa e foram mote para recordações de aulas no Liceu Latino Coelho, para as alunas da Universidade Sénior.
Os alunos das turmas A e F do 9.º ano, que assistiram à atividade, puderam ouvir excertos de textos que marcaram e influenciaram quer os membros da Universidade Sénior quer as colegas de turma, ao mesmo tempo que iam recebendo conselhos práticos para buscarem o prazer dos livros através da leitura e incentivos para descobrirem a magia e o conhecimento do mundo que os livros proporcionam.

Para ver mais fotos clique aqui.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Dia da Mãe


De forma lembrarmos o Dia da Mãe, os alunos do Projeto Transformar a Educação, responsáveis pela ação “Comemorar Efemérides” juntamente com as Bibliotecas, lançaram a atividade "10' a ler": leitura de poemas de autores portugueses sobre a mãe.





segunda-feira, 6 de maio de 2024

Li e Gostei!

 Como já anunciámos na passada semana, o projeto “Leituras para todos – Li e gostei” passa a apresentar duas publicações semanais. Hoje, as partilhas de leitura incidirão sobre “O rapaz ao fundo da sala”, de Onjali Q. Raúf, e “Capitães da Areia", de Jorge Amado.

Semana da Leitura 2024


 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Li e gostei!

     É com muita alegria que anunciamos que a participação no projeto “Leituras para todos – Li e gostei” está a aumentar, portanto, a partir deste momento, haverá duas publicações semanais. Hoje, as partilhas de leitura incidirão sobre “A cidade do medo”, de Pedro Garcia Rosado, e “Noites no sótão”, de Maria Teresa Gonzalez.

domingo, 28 de abril de 2024

VISUALIZAÇÃO DO FILME "CAPITÃES DE ABRIL"


No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e enquadrado na 1.ª edição das "Escolas em Movimento", em articulação com a bibliotecas, os alunos do 12.º ano visualizaram o filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros, no dia 23 de abril.

Após a visualização, os professores acompanhantes promoveram um debate no sentido de fomentar a reflexão sobre a importância dos valores democráticos e dos valores da Liberdade. O debate foi bastante participado e muito rico na partilha de opiniões.
A Escola, mais do que nunca tem o dever de desenvolver e estimular o pensamento crítico dos seus alunos, num mundo em que a desinformação é cada vez mais perigosa.

Para ver mais fotos clique aqui.

segunda-feira, 25 de março de 2024

CLUBES E PROJETOS NA SEMANA DA LEITURA

 


Durante a Semana da Leitura, que decorreu de 18 a 22 de março, desenvolveram-se atividades dos Clubes e Projetos afetos às Bibliotecas.
O Cantinho & Clube da Matemática da Escola Básica de Lamego e o Clube Mat-Box da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, apresentaram várias atividades numa vertente lúdica, de modo a incrementar o gosto pela Matemática, ao mesmo tempo que os alunos testavam a sua concentração, atenção, cálculo e raciocínio.
O Projeto “10 minutos a ler” foi desenvolvido em todas as turmas da Escola Básica de Lamego, dando enfoque à importância da leitura e incentivo da mesma entre os alunos. As obras diversificadas, que circularam pelas salas de aula, permitiram aos alunos criar mundos e personagens no seu imaginário, através da leitura individual, a pares e em voz alta.
Na Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, partilharam-se leituras e falou-se da Literatura como disciplina e como arte. Os alunos dos 10ºE e F partilharam com os mais novos também o seu gosto pela literatura e deixaram o seu apreço pelos livros e pela leitura, transmitindo também a ideia de que ler é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Os alunos, que desenvolvem na Escola Secundária a ação “Banco Amigo/Caixa da Amizade/Apadrinhamento”, integrada no Projeto Transformar a Educação: das ideias à ação, proporcionaram uma atividade de apresentação e de conhecimento entre padrinhos e afilhados, em que participaram cerca de 30 alunos. O objetivo era apadrinhar alunos mais novos do 8º ano, que frequentam a escola pela primeira vez, de forma a incluir e a criar laços de amizade.
A Associação de Estudantes, em conjunto com o grupo "Comemorar Efemérides", do Projeto Transformar a Educação, celebraram o Dia do Pai, com a atuação da LaTuna e o Dia Mundial da Árvore, em que diversas turmas, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Biologia, depositaram uma semente de Pinheiro Manso num vaso, proporcionando aos alunos uma experiência cívica única.
Todas as atividades desenvolvidas levaram os alunos por temas diversificados, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, estimulando o diálogo, a troca de ideias, a reflexão e a união.

Para ver mais fotos clique aqui.


domingo, 24 de março de 2024

BIBLIOTECA HUMANA NA LATINO COELHO


No dia 22 de março, os alunos das 11º E e B, acompanhados pelas professoras Alzira Gomes e Helena Beatriz, dinamizaram, com o apoio da Delegação de Lamego da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na pessoa da D.rª Marina Valle, e do professor João Paulo Lázaro, coordenador do Projeto para a Saúde no Agrupamento de Escolas, a atividade: “Biblioteca Humana”. Este projeto teve como objetivo esclarecer sobre questões relacionadas com a prevenção do cancro e a promoção da saúde, através do diálogo com convidados/livros (médicas oncologistas, psicóloga, cuidadora, voluntária e testemunha). Esta atividade decorreu na Semana da Leitura do Agrupamento, em parceria com a Biblioteca Escolar e o projeto “Transformar a Educação das Ideias à Ação”.

Parabéns aos organizadores e a todos os participantes, principalmente aos convidados, “Livros Vivos” que preencheram a Biblioteca Humana, (Dr.ª Natacha Mourão, Dr.ª Beatriz Gonçalves, Dr.ª Olívia Bernardino, Dr.ª Cara Botelho, Enfermeira Catarina Pinto e o aluno Vando Reis), que disponibilizaram o seu tempo para partilhar com os presentes, alunos e professores, os seus conhecimentos e experiência sobre a doença oncológica.

Para ver mais fotos clique aqui.

ENCONTRO COM ESCRITORES NA SEMANA DA LEITURA

Os alunos da Educação Pré-Escolar, 1º ciclo e Ensino Secundário tiveram a oportunidade, na Semana da Leitura, que decorreu de 18 a 22 de março, de se encontrarem com os escritores Rogério Duarte (alunos das Escolas Básica de Penude e Cambre), Sérgio Paulo Santos e José Barroco (Escola Básica nº1 de Lamego) e Manuel Sengo (Escola Secundária de Latino Coelho).

O escritor Rogério Duarte proporcionou uma grande interatividade, através da apresentação dos seus livros Abelhinha Zum Zum, o Gato Miau, o Chanfrisco, O meu Natal e O Sapo Martelo,
trazendo a magia dos contos tradicionais e revelando um mundo mágico ao abrir as páginas dos seus livros. Permitiu aos alunos mergulhar num mundo do imaginário e vivenciar diferentes histórias contadas de forma lúdica, com música, muita magia e numa dinâmica sem igual, além das surpresas que surgiram no decorrer das sessões, criando momentos de festa e de alegria para os mais pequenos.
O escritor Sérgio Paulo Santos apresentou um conjunto de histórias Valores que vão colorir a minha vida de A a Z, explorando em interação com os alunos os valores que estão diretamente relacionados com a convivência: a amizade, o amor, a bondade, a coragem, entre outros.
O escritor José Barroco contou a história O Rei Zás-Trás e o Abade que lhe deu para trás, acompanhado pela dramatização, de parte da obra, pelos alunos do 4º ano. O escritor lançou o desafio da leitura do livro para que o público conhecesse o final da história, pois como referiu “esta é uma história deliciosa que acompanha bem com uma fatia de pudim Abade de Prisco, um Abade com jeito para a cozinha que, com uma pitada de astúcia e uma mão cheia de habilidade, consegue adocicar um rei mau e rezingão”.
O escritor Manuel Sengo levou os alunos do Ensino Secundário a conhecer melhor os processos criativos do autor e a sua obra, motivando-os para a escrita poética, fomentando o gosto pelo livro e pela leitura, num ambiente de diálogo e partilha. Escritor e alunos leram poesia, tendo o autor revelado o gosto lúdico pela escrita, pela leitura, pela mestria e singular sensibilidade pela poesia, motivando-os para todo o processo de escrita criativa.
Estes encontros com os escritores não estimularam apenas o gosto e o prazer de ler, mas também proporcionaram um contacto valioso com ideias, criatividade, magia, diversidade de temas e com o processo criativo, tendo sido também uma fonte de inspiração e aprendizagem. Permitiram, ainda, aos alunos dos diferentes ciclos, experiências únicas, em que aprenderam que, com a imaginação e criatividade, podem viajar para qualquer lugar e tornarem-se, eles próprios, heróis das suas próprias histórias mágicas, quer narrativas, quer poéticas.




Para ver mais fotos clique aqui.

terça-feira, 19 de março de 2024

TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES"

 

Depois de uma manhã, onde se iniciou a festa do livro e da leitura, como fonte do conhecimento e da cultura, reunindo diversas artes, convidados e comunidade educativa participaram no tradicional “Almoçar com…” que, este ano, homenageou o poeta Luís Vaz de Camões, pela ocasião do V Centenário do seu Nascimento.
Com uma ementa baseada na sua obra, degustámos capão assado no forno com arroz açafroado, arroz doce com canela e frutas exóticas, lembrado os jantares sumptuosos do séc. VI, em que as especiarias vindas da Índia reinavam em qualquer banquete.
“Almoçar com Camões” também se realizou na Escola Básica de Lamego, com a mesma ementa, para permitir que os alunos do 2º ciclo e do 7º ano do 3º ciclo, professores e pessoal não docente da referida escola também pudessem viajar até à época de Camões.

Para ver mais fotos clique aqui.

V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES

 


Integrada na semana da leitura 2024, assistimos à apresentação da exposição “V centenário do nascimento de Luís de Camões”.

Como pano de fundo, oito painéis que retratam alguns episódios de Os Lusíadas traduzidos em diferentes línguas.
Para além disso, da esquerda para a direita,
- mapas de Educação Literária concebidos pelos alunos do 11ºC aquando da lecionação da obra Os Lusíadas, que nos permitem ficar com uma visão global da epopeia;
- mostra de especiarias do Velho Mundo, possivelmente aquelas a que Camões se queria referir na estância 31 do Canto VII;
- figuras femininas orientais em Origami criadas pelos alunos do Clube de Matemática, sugerindo o naufrágio referido no Canto X e representando a amada chinesa do Poeta, Dinamene.
Um agradecimento ao Diretor do Museu Botânico de Beja pela cedência ao Agrupamento das especiarias orientais.

Para ver mais fotos clique aqui.

segunda-feira, 18 de março de 2024

sábado, 9 de março de 2024

sexta-feira, 8 de março de 2024

Projeto Transformar a Educação: PALESTRA "EM QUEM VOU VOTAR?"


No dia 4 de março, decorreu um debate dinamizado pela Associação de Estudantes em conjunto com o grupo “Comemorar Efemérides”, do projeto “Transformar a Educação”, subordinado ao tema “Em quem vou votar?” com a presença de senhores representantes de diferentes partidos políticos, sendo eles Miguel Lopes (BE), Alexandre Hoffmann (CDU), Sara Rodrigues (PS), Edgar Fernandes (PSD) e Filipe Jesus (IL).

Os moderadores,  Sónia Lucena,  Afonso Alves e Ana Magno, conduziram os trabalhos, tendo fomentado um clima de partilha e debate entre os participantes, de acordo com os seguintes temas:
- Diferenças no espectro político (caracterização das posições ideológicas de cada partido);
- Medidas direcionadas aos jovens (incidência nas medidas para educação);
- Importância do voto;
- O porquê de a política ser importante para os jovens;
- Espaço para perguntas/dúvidas que os alunos achem pertinentes colocar;
Terminada a palestra, ocorreu um espaço para retirar dúvidas aos alunos.

Para ver mais fotos clique aqui.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

LOVE IS THE AIR, MATH’S EVERYWHERE

 



A Matemática também ajuda a celebrar o dia de São Valentim e a prova disso é a exposição que se encontra junto ao bufete da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego.

Nesta exposição podemos observar rosáceas com corações feitas por alunos no Clube de Matemática Mat-Box, da responsabilidade da docente Júlia Ferreira. Com esta atividade, os alunos puderam trabalhar conceitos matemáticos como rosácea, simetria de rotação, reflexão e bissetriz; além disso esta atividade permitiu melhorar capacidades como o raciocínio matemático e a motricidade fina, uma vez que era necessário fazer dobragens numa certa ordem e cortes com tesoura para a criação da rosácea.
A exposição conta também com tangrans de coração elaborados nas turmas 8.º C, TIE2 e TRE2; com as peças deste tangram podem ser feitas diferentes figuras ali propostas.
E como o amor se expressa, muitas vezes, por poesias, também podemos ler poesias matemáticas nesta exposição, assim como declarações de amor usando a resolução de equações matemáticas.