Os alunos da Educação Pré-Escolar, 1º ciclo e Ensino Secundário tiveram a oportunidade, na Semana da Leitura, que decorreu de 18 a 22 de março, de se encontrarem com os escritores Rogério Duarte (alunos das Escolas Básica de Penude e Cambre), Sérgio Paulo Santos e José Barroco (Escola Básica nº1 de Lamego) e Manuel Sengo (Escola Secundária de Latino Coelho).
O escritor Rogério Duarte proporcionou uma grande interatividade, através da apresentação dos seus livros Abelhinha Zum Zum, o Gato Miau, o Chanfrisco, O meu Natal e O Sapo Martelo,
trazendo a magia dos contos tradicionais e revelando um mundo mágico ao abrir as páginas dos seus livros. Permitiu aos alunos mergulhar num mundo do imaginário e vivenciar diferentes histórias contadas de forma lúdica, com música, muita magia e numa dinâmica sem igual, além das surpresas que surgiram no decorrer das sessões, criando momentos de festa e de alegria para os mais pequenos.
O escritor Sérgio Paulo Santos apresentou um conjunto de histórias Valores que vão colorir a minha vida de A a Z, explorando em interação com os alunos os valores que estão diretamente relacionados com a convivência: a amizade, o amor, a bondade, a coragem, entre outros.
O escritor José Barroco contou a história O Rei Zás-Trás e o Abade que lhe deu para trás, acompanhado pela dramatização, de parte da obra, pelos alunos do 4º ano. O escritor lançou o desafio da leitura do livro para que o público conhecesse o final da história, pois como referiu “esta é uma história deliciosa que acompanha bem com uma fatia de pudim Abade de Prisco, um Abade com jeito para a cozinha que, com uma pitada de astúcia e uma mão cheia de habilidade, consegue adocicar um rei mau e rezingão”.
O escritor Manuel Sengo levou os alunos do Ensino Secundário a conhecer melhor os processos criativos do autor e a sua obra, motivando-os para a escrita poética, fomentando o gosto pelo livro e pela leitura, num ambiente de diálogo e partilha. Escritor e alunos leram poesia, tendo o autor revelado o gosto lúdico pela escrita, pela leitura, pela mestria e singular sensibilidade pela poesia, motivando-os para todo o processo de escrita criativa.
Estes encontros com os escritores não estimularam apenas o gosto e o prazer de ler, mas também proporcionaram um contacto valioso com ideias, criatividade, magia, diversidade de temas e com o processo criativo, tendo sido também uma fonte de inspiração e aprendizagem. Permitiram, ainda, aos alunos dos diferentes ciclos, experiências únicas, em que aprenderam que, com a imaginação e criatividade, podem viajar para qualquer lugar e tornarem-se, eles próprios, heróis das suas próprias histórias mágicas, quer narrativas, quer poéticas.
Para ver mais fotos clique aqui.