segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Li e Gostei!

 

Li e Gostei do poema “Lágrima de Preta”

    


     

Sabem quem é António Gedeão?

     Na aula de Ciências Naturais, lemos sobre a vida e a obra de António Gedeão e considerámos muito interessante o que fomos descobrindo.



António Gedeão, pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, nasceu em Lisboa, no dia 24 de Novembro de 1906 e faleceu em Lisboa a 19 de Fevereiro de 1997. Aos 5 anos, escreveu os seus primeiros poemas e aos 10 decidiu completar "Os Lusíadas" de Camões. A par desta inclinação para as letras, ao entrar para o liceu Gil Vicente, tomou contacto com as ciências e foi aí que despertou nele um novo interesse.
     Em 1931 licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e, em 1932, concluiu o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras do Porto. Foi um Químico, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes e no Liceu Camões, pedagogo, investigador de História da Ciência em Portugal, divulgador da ciência e poeta.

    Em 1964, para comemorar o 4º Centenário do nascimento de Galileo Galilei, escreveu o "Poema para Galileo". Este poema, musicado e cantado por Manuel Freire, conheceu uma grande expansão, tal como "Pedra Filosofal" ou  "Lágrima de Preta", eventualmente os seus poemas mais célebres. Os seus poemas falavam dos problemas comuns da sociedade portuguesa da época, reprimida por um regime ditatorial e atormentada por uma guerra cujo fim não se adivinhava. Muitas vezes os seus textos também abordavam algumas áreas das Ciências e de Físico-química, mencionando substâncias, materiais e técnicas de laboratório.

     Na data do seu nonagésimo aniversário, António Gedeão foi alvo de uma homenagem nacional, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada.

 ……………………………………………….

      Li vários poemas de António Gedeão, mas escolhi “Lágrima de Preta”, pois nele é abordado um tema muito atual, o racismo. Muitas vezes, as pessoas sentem ódio contra outras raças, nomeadamente contra os negros, ignorando que, no fundo, são pessoas iguais a nós, têm os mesmos direitos e deveres, emoções, sentimentos...

     O autor, embora aborde o racismo, também refere alguns instrumentos, substâncias, técnicas e procedimentos de laboratório, o que faz com que o poema fique enriquecido e mais atraente para a leitura, sendo visível a articulação das Ciências com a Literatura.

     Este poema é uma junção de temas atuais, como o racismo, com as ciências, deixando o poema incrível e fantástico.

Letícia Silva, n.º11, 9.ºC

Bibliografia

antonio gedeao - Procurar Imagens (bing.com)- consultado a 03-12-2024

António Gedeão (Rómulo de Carvalho), poeta de Portugal, biografia e obra (lusofoniapoetica.com), consultado a 03-12-2024

antónio gedeão biografia - Procurar Imagens (bing.com) consultado a 03-12-2024

António Gedeão - Biografia (truca.pt), consultado a 03-12-2024

15 Poemas de Antonio Gedeão (fenprof.pt), consultado a 03-12-2024

https://www.escritas.org/pt/t/1854/lagrima-de-preta, consultado a 03-12-2024