quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LITERATURA COM ASAS

     Hoje, na Escola Secundária de Latino Coelho, a equipa das Bibliotecas Escolares iniciou o projeto Literatura com Asas com a comemoração do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Assim, a literatura "voou" até à sala de professores, ao bar, ao espaço dos audiovisuais, aos corredores do primeiro piso, a algumas salas de aula com textos de escritores portugueses e de membros da equipa, que evocaram a temática da violência contra as mulheres.
     Não devemos ficar indiferentes e devemos denunciar a violência e agir em boa consciência.
 
     A partir de 1999, a Organização das Nações Unidas instituiu o 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Com esta iniciativa pretende-se lutar contra esta praga que vitima física, verbal, sexual, psicológica e socialmente milhares de mulheres por todo o mundo.
     A escolha desta data surgiu na sequência do 1.º Encontro Feminista da América Latina e Coribe, realizado em Bogotá, em 1981, e foi inspirada na vida heroica das três irmãs Mirabal.
     Com efeito, em 1960, Maria Tereza, Pátria e Minerva foram encontradas, em estado lastimável, no fundo de um precipício, na República Dominicana, na sequência de um acidente rodoviário perpetrado pelo então governante do país, Rafael Trujillo. Foi uma forma deste silenciar as vozes incómodas que, sob o nome de código “Las Mariposas”, se insurgiram frequentemente contra o estado social deplorável e a ausência de liberdade vigentes então na sua pátria.
     Portanto, este é 16.º ano em que, implementando múltiplas iniciativas, se alerta para o crime da Violência Contra as Mulheres.