terça-feira, 18 de outubro de 2016

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, recebeu o escritor João Manuel Ribeiro, no dia 13 de outubro.
Numa sessão dedicada à poesia, na Escola Secundária de Latino Coelho, o escritor partilhou alguns momentos relativos à sua infância e à relação com o seu avô e ainda a sua paixão pela leitura e escrita. Apresentou os livros Amo-te poemas para gritar ao coração e TPC Trabalhos poéticos em curso, proporcionando aos alunos do 9º ano um ambiente motivador, onde reinou o interesse pela forma clara e divertida com que o escritor apresentou, o que ele próprio designou de “triângulo amoroso da poesia”: “Emoção-pensamento-palavra” essencial para a criação poética.
O autor ouviu, ainda, a declamação de alguns dos seus poemas e ainda um poema inédito de uma aluna do 9ºD.
Durante a tarde, os alunos do 6º A e B apresentaram ao escritor um conjunto de trabalhos de poesia e prosa, elaborados no clube de escrita criativa, a partir da vastíssima obra do autor.
Nesta sessão, na Escola Básica de Lamego, mais orientada para o prazer de ler e escrita criativa, reinou o interesse pela forma efusiva e divertida com que o escritor apresentou as suas histórias e em conjunto com os alunos criou-se um “rep” poético com os nomes próprios de cada um dos alunos e dos professores presentes.
Após a leitura, na sala de aula e na biblioteca, de vários títulos da sua obra e da realização de algumas atividades de leitura e escrita, as sessões foram o culminar de um trabalho realizado previamente e o ponto de partida para a leitura de outros livros do autor.
Foram momentos de conhecimento, criatividade, diversão e articulação entre a biblioteca escolar, a disciplina de Português e o Clube de escrita criativa.
João Manuel Ribeiro revelou-se um bom contador de histórias, promovendo de forma lúdica a leitura e a escrita.
Contámos, também, com a sessão de autógrafos!


http://bibliotecaeb23lamego.pautamusical.net/wp-content/uploads/2016/10/Encontro-com-Jo%C3%A3o-Manuel-Ribeiro.wmv