sexta-feira, 24 de maio de 2019

LAMEGO, CIDADE POEMA


          De características inéditas e originais na região do Douro, a cidade de Lamego vai voltar a ser, pelo segundo ano consecutivo, a "Cidade Poema", com o objetivo de promover e disseminar o gosto pela poesia, inserida numa estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. O Teatro Ribeiro Conceição, a mais bela sala de espetáculos da região duriense, acolhe toda a programação.
          No primeiro dia de realização deste projeto - 31 de maio-, está agendada a iniciativa "Poemas com Melodia", dirigida aos jovens alunos do 10º, 11 e 12º ano do ensino secundário. Por entre as melodias poéticas de "Vítor Blue", serão orquestrados alguns poemas da autoria dos estudantes. 
           No dia seguinte, às 16 horas, decorrerá a palestra "Ler para Escrever o Futuro", antecedida da cerimónia de entrega dos prémios literários e de ilustração, um evento animado pelo Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa. À noite, a estação radiofónica TSF dedica o seu programa "Duplo Sentido" com Mésicles Helin e Vítor Cotovio, a este grande evento, com a gravação em direto de uma emissão, durante a qual abordará o tema "Diálogos entre pensamentos e emoções, uma reflexão sobre a paixão pela leitura". 
           A encerrar, a 2 de junho, às 17 horas, o teatro e a música unem-se para abordar uma parte significativa da vasta obra de Camilo Castelo Branco, reputado romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor que residiu uma parte da sua vida na cidade de Lamego. A sessão terá a participação de Vítor Blue. Às 16 horas, o médico André Freire também apresenta o livro "Olhos nas Letras", da autoria de Adelaide Vilela. 
            Organizada pela Câmara Municipal de Lamego - Pelouro da Cultura e pela Rede de Bibliotecas, a iniciativa "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente literária, desta autarquia de modo a criar um evento de referência no nosso país.