sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Apresentação do livro "Amar ou Odiar: Ou Tudo Ou Nada"

    Integrada no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, decorreu no dia 26 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Latino Coelho, a apresentação do livro de poesia “Amar ou Odiar: Ou Tudo Ou Nada”, escrito por alunos das escolas do concelho de Lamego e que homenageia o poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira.

    A cerimónia contou com a presença de várias entidades locais, parceiros do projeto, professores, pais e familiares e os alunos envolvidos.

    Os poemas que integram o livro tiveram como mote as oficinas de poesia, que decorreram no ano letivo 22/23 e que foram dinamizadas pelo poeta José Pedro Leite e pelo ator e declamador Simão Luís. Estas oficinas tinham como objetivo a criação poética e, simultaneamente, a participação dos alunos no concurso de poesia do Festival Literário Lamego, Cidade Poema. Da participação dos alunos resultou o livro “Amar ou Odiar: Ou Tudo Ou Nada” que contou com a Parceria da Câmara Municipal de Lamego, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Rede de Bibliotecas de Lamego, dos curadores do Festival Literário Lamego, Cidade Poema e das Bibliotecas Escolares.

    Nesta cerimónia de apresentação do livro à comunidade escolar do nosso Agrupamento, os representantes das várias entidades referiram a criatividade poética dos alunos presente no livro, o seu envolvimento e como podem ser uma força motivadora para os seus colegas. Ficou também patente que estas iniciativas, como as oficinas de poesia, o Festival Literário e a elaboração do livro, só resultam com a colaboração e envolvimento de todos os parceiros.

    Os alunos, além de marcarem presença na cerimónia, declamaram os seus poemas publicamente.

    A apresentação do livro terminou com a entrega aos alunos dos livros, do respetivo certificado de participação, de uma lembrança do Agrupamento, bem como, uma sessão de autógrafos.