segunda-feira, 17 de junho de 2024

EXPOSIÇÃO "DESCOBRIR CAMÕES"

 


O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego associa-se às comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões com a exposição “Descobrir Camões” patente na Galeria Metaphora da Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego, integrada no Projeto Escola a Ler.
Da análise dos trinta e oito painéis, que servem de fundo à exposição, percebe-se que Camões foi o Poeta das golas brancas, mas também passou pela prisão, teve uma vida boémia e muitas paixões. Imortalizou os amores de Pedro e Inês na maior obra da literatura portuguesa : Os Lusíadas , que viu publicada em vida e que o notabilizou.
Fruto de um conhecimento manifesto em áreas distintas, como a literatura, a história, a filosofia, a botânica…, e da experiência de dezassete anos de vida no Oriente, cantou os feitos e façanhas “do peito ilustre lusitano” aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia. Inspirados nos versos: “Sabei que estais na Índia, onde se entende/Diverso povo, rico e prosperado / De ouro luzenta e fina pedraria / Cheiro suave, ardente especiaria”, apresentam-se as especiarias do Velho Mundo a que Camões se refere no Canto VII de uma das maiores epopeias da Europa.
Já inspirados no canto X, com a referência ao naufrágio de Camões, recorda-se a lenda, destacando Dinamene, a amada chinesa do Poeta, através de figuras femininas em Origami criadas pelos alunos do Clube da Matemática.
Estão, ainda, expostos os mapas de educação literária concebidos pelos alunos na disciplina de Português, que nos dão uma visão global da obra que enobreceu a Língua Portuguesa nos quatro cantos do Mundo.
Agradece-se ao Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua a cedência da exposição e ao Museu de Botânica de Beja a oferta das Especiarias do Oriente a este Agrupamento.

Para continuar a ler clique aqui.