quinta-feira, 30 de abril de 2020

Artigo sobre a Semana da Leitura

     Uma aluna do 8.º ano quis deixar o seu testemunho / comentário relativamente à Semana da Leitura e ao que foi publicado nos blogues das Bibliotecas do nosso Agrupamento.

     "Ao visitar os blogues da Escola Básica e da Escola Secundária de Latino Coelho, considerei o conteúdo muito enriquecedor. Ali pudemos ver, rever e ficar a conhecer vários autores portugueses emblemáticos como Sophia de Mello Breyner Andresen, Mia Couto, António Lobo Antunes, Afonso Cruz e José Saramago, bem como as suas obras fantásticas.
     Mesmo não tendo acompanhado a semana da leitura com pena minha, nos dias em que foram realizadas as atividades, fi-lo posteriormente e achei que todas foram muito benéficas e bastante divertidas.
     Pude visitar os blogues das escolas depois da Semana da Leitura e estive a ler o plano que foi realizado e acho que, se toda a gente tivesse participado, seria bastante bom, pois as atividades realizadas permitiram-nos ficar a conhecer melhor os grandes escritores que temos, uns que já faleceram, outros que ainda estão cá, para nos poderem contar mais histórias fantásticas.
     Achei que as recomendações/sugestões de livros foram uma das melhores atividades, entre muitas outras que foram realizadas na Semana da Leitura, pois muitas crianças e adolescentes não sabem o que é leitura «a sério» e, muitas das vezes, quando querem ler um livro só por prazer ou para realizar um trabalho, não sabem escolher um livro que seja realmente bom e que os vá ajudar futuramente. Por isso é que a recomendação de livros é muito importante e que deveria ser realizada não só na semana da leitura, mas também todos os dias, pois ler é muito fundamental para a nossa formação.
     Para além da recomendação/sugestão de livros, falar sobre a Terra foi uma atividade benéfica, muito enriquecedora, pois, na situação em que todos nos encontramos agora, o nosso planeta Terra é um assunto muito pertinente e deve ser tema para refletirmos, não só nestes tempos de crise, mas sempre."
Diná Duarte,  N.º4  8ºH

     Obrigada pelo seu contributo.