segunda-feira, 20 de abril de 2020

SEMANA DA LEITURA 2020


Bem-vindos à Semana da Leitura 2020, + Leitura + Planeta.

No nosso Agrupamento, a Semana da Leitura tem sido uma semana repleta de atividades, onde se celebra a leitura de variadas formas. Temos tido encontros com escritores, representações, palestras, lançamento de livros, homenagem a escritores, dança, música, pintura.
Nesta semana, também teremos muitas atividades, só que de uma forma diferente, isto é, em casa e em segurança por causa do COVID 19. Este vírus não será motivo de deixarmos de celebrar a Semana da Leitura. Pelo contrário, vamos fazê-lo de uma forma inovadora, através da nossa presença virtual, num auditório onde caberá toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Durante esta semana, vamos ter encontros com escritores através de entrevistas e documentários, declamações, filmes, sugestões de leitura, curiosidades científicas, fotografias, atividades online sobre livros e escritores que quiseram tornar o nosso Planeta um lugar mais agradável e habitável. Vamos celebrar dois vultos da literatura, que, infelizmente, já não estão entre nós, mas que foram uns mestres em escrever sobre a Natureza-Mãe e sobre a Liberdade, temáticas às quais nós, hoje em dia, sabemos dar mais valor, sobretudo devido às circunstâncias em que estamos a viver. Assim, iremos prestar homenagem a Luís de Sepúlveda e comemorar os 25 anos da morte de Miguel Torga.
Vamos partir por este Planeta fora, viajar, “ver mundo”, como diz o nosso povo, através daqueles que nos motivaram sempre para viagens pessoais e se preocuparam com a qualidade do nosso Planeta e em denunciar os perigos que este corria. Partimos todos juntos para a aventura da Semana da Leitura, vamos festejar a Leitura e o nosso Planeta: Só temos uma Terra. Vamos cuidar dela!


As Professoras Bibliotecárias
Ana Paula Sousa e Ana Teresa Martins