segunda-feira, 11 de maio de 2020

Leitura e comentário de imagem

     Na sequência das atividades propostas sobre a preservação do Planeta Terra, na Semana da Leitura, uma aluna do 11.º A apresentou a leitura e o comentário de uma das imagens sugeridas. 
     Para refletir!


     Mário Cruz, fotógrafo de 33 anos, é o autor desta fotografia, que foi prestigiada com o prémio Word Press Photo Award for Evironment 2019.
     Nesta imagem, consegue-se observar um conjunto de cores neutras e escuras, o que transmite ao observador vários sentimentos negativos, como tristeza, solidão, pobreza, poluição, entre outros. O que é realçado mais na imagem é um menino deitado num colchão, que se encontra por cima de um conjunto enorme de lixo. Na minha opinião, este plano provoca um sentimento de tristeza e de querer ajudar o menino, uma vez que esta não é uma situação que vivencio todos os dias. Relacionando com a atualidade, uma vez que estamos todos em casa devido ao isolamento social, penso que há maior produção de lixo e, na maioria, não é reciclado. Tendo por base esta situação e o aumento do consumismo, provocado por cada um de nós, penso que esta situação representada será muito mais comum nas nossas vidas. Além de toda a tristeza que isto provoca, também é um alerta, pois penso que ninguém quererá viver assim o resto da vida e nem o ambiente suportará uma situação destas.

Mariana Bernardo, 11.º A