quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

OFICINAS CRIATIVAS DE DESENHO COM NUNO SARMENTO

           Na continuidade da preparação do Festival Literário “Lamego Cidade Poema”, no dia 8 de fevereiro, os alunos de todos os anos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais receberam o arquiteto/ilustrador Nuno Sarmento para realizarem uma Oficina Criativa de Desenho. As oficinas foram o germe para a participação no Concurso de Ilustração para o cartaz do Festival, promovido pela organização do evento, e permitiram o desenvolvimento das competências essenciais da disciplina de Desenho A, no Ensino Secundário.

As oficinas dividiram-se em três momentos: apresentação do trabalho do arquiteto/ilustrador e introdução a um tipo de grafismo a desenvolver posteriormente; apresentação do concurso de ilustração e respetivas especificações técnicas a ter em conta para a elaboração da ilustração; produção de esboços pelos alunos, utilizando o grafismo apresentado, para criarem uma ilustração a partir de fotografias pessoais, exercício este que servirá de preparação para a posterior elaboração da ilustração do cartaz do evento.

Estas oficinas revelaram-se, ao longo deste dia, um momento de aprendizagem intenso, motivando os alunos para a exploração do seu caminho artístico e a elaboração das ilustrações para o concurso.

O arquiteto Nuno Sarmento, sempre atento aos alunos, tentou despertar nestes a ideia do desenho por diversão e foi auxiliando quer na escolha das fotos quer na produção dos esboços, criando um bom ambiente de partilha e mostrando-se um excelente comunicador ao interagir constantemente com os alunos.

Estes, de forma muito entusiasmada e concentrados nas suas tarefas, foram produzindo esboços até chegarem a uma ilustração que concentrasse as fotografias selecionadas por eles e que espelhasse o tipo de grafismo apresentado inicialmente.

 No geral, os alunos mostraram uma grande satisfação pessoal no decorrer dos trabalhos, comprometendo-se a finalizar as ilustrações, que serão expostas, ainda no 2.º Período, na Galeria Metaphora.