quinta-feira, 27 de abril de 2023

Conversas à solta: Memórias da Guerra Colonial

     No dia 30, na Escola Secundária de Latino Coelho, decorreu a conferência “Conversas à solta: Memórias da Guerra Colonial”, contando com o testemunho de Fernando Reis Lima, ex-militar e combatente na guerra em Angola, conceituado médico cirurgião, que desempenhou vários cargos no Hospital S. João, do Porto, e autor de vários livros publicados, desde memórias a poesia. Estiveram presentes duas turmas do 9º ano (C e D) e duas turmas do 12º ano (D e E), do Curso Científico-Humanístico de Humanidades, acompanhados pela professora de Português e pela professora de História, respetivamente.

     A sessão iniciou com a apresentação do trailer do filme Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira, e a leitura de duas cartas da obra Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes, por dois alunos do 12º ano.

     A seguir, numa conversa agradável e entusiasmante, o Dr. Fernando Reis Lima partilhou recordações da Guerra Colonial em Angola e episódios da sua ação como médico junto dos seus companheiros, o que explicou grandes momentos de tensão e de desespero vividos por parte dos soldados. Este testemunho veio ao encontro das leituras realizadas pelos alunos da já referida obra de António Lobo Antunes, que também falou, nas cartas à sua esposa, da sua experiência enquanto soldado e médico, retratando também o lado horrível e injusto de uma guerra.

     No final, alguns alunos do 9º ano colocaram questões ao Dr. Fernando Reis Lima, que abordaram aspetos da guerra e da sua profissão enquanto médico. Deste modo, os alunos puderam contactar com uma pessoa que esteve presente neste momento marcante da História do nosso país, conheceram também o Sr. Afonso Sorrilha, o porta-estandarte da Liga dos Combatentes e foram esclarecidos pelo Coronel Valdemar Lima acerca da ação e representação da Liga dos Combatentes de Lamego.