sexta-feira, 21 de abril de 2023

Oficinas Criativas de Desenho

Na Escola Secundária de Latino Coelho, ainda relacionado com o Festival Literário Lamego Cidade Poema, decorreram, durante dois dias (30 e 31 de março), as Oficinas Criativas de Desenho, com a presença da ilustradora Mariana Malhão, destinadas a todos os alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Por ser uma atividade integrada na Rede de Bibliotecas de Lamego, contámos com a presença de cinco alunos do Colégio de Lamego nestas oficinas.

De manhã, os alunos assistiram a uma apresentação do trabalho realizado pela ilustradora, bem como à explicação das técnicas utilizadas na elaboração de vários trabalhos, tais como cartazes e murais. À tarde, seguiu-se o trabalho prático, onde os alunos, com o apoio da Mariana Malhão e dos professores de artes visuais, deram asas à sua criatividade e conhecimentos adquiridos e elaboraram cartazes com vários materiais e técnicas, bem como objetos ou formas para constarem do esboço de um mural, a realizar durante o evento Lamego Cidade Poema.

Em suma, nestas sessões, os alunos desenvolveram técnicas, contribuindo para uma aprendizagem intensa e motivando-os para a exploração do seu caminho artístico, levando à elaboração de um cartaz, por cada aluno, para o concurso de ilustração do referido projeto e à construção de um esboço do mural a ser pintado durante o Festival Literário.