sexta-feira, 28 de abril de 2023

Encontro com o escritor António Canteiro

     Os alunos da turma E do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Humanidades, da Escola Secundária Latino Coelho, deslocaram-se até à Biblioteca Municipal para assistir ao encontro com o escritor António Canteiro, vencedor do Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira, em 2022, com uma obra poética, bem como vencedor de vários prémios nos diversos modos literários.

     Através de um jogo de comparações, metáforas e imagens com vários objetos do quotidiano, António Canteiro explicou aos alunos o seu processo de escrita, bem como todo o trabalho inerente à conclusão e publicação dos seus textos. A sessão também incluiu a leitura de textos poéticos e excertos das suas obras, feita por ele e por alunos voluntários. Depois da sua intervenção, seguiu-se um momento de diálogo, onde o Bibliotecário Municipal, Dr. Victor Rebelo, professores e alunos colocaram questões sobre a sua motivação para a escrita.

     Este momento foi enriquecedor e uma mais-valia para as aprendizagens dos alunos, sobretudo no que diz respeito à planificação, construção e revisão de textos.